terça-feira, 4 de julho de 2017

Despedida



                                                Um eterno reencontro

 "Até aqui viajámos juntos. Passaram vilas e cidades, cachoeiras e rios, bosques e florestas. Não faltaram os grandes obstáculos. Frequentes foram as cercas, ajudando a transpor abismos. As subidas e descidas foram realidade sempre presente. Juntos percorremos retas, nos apoiámos nas curvas, descobrimos cidades. Chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado. A nossa saudade e a nossa esperança de um reencontro aos que, por vários motivos, nos deixaram, seguindo outros caminhos. O nosso agradecimento àqueles que, mesmo de fora, mas sempre presentes, nos quiseram bem e nos apoiaram nos bons e nos maus momentos. Dividam connosco os méritos desta conquista, porque ela também vos pertence."
 
É com muita alegria e em jeito de despedida que partilhamos convosco um dia normal na nossa querida Biblioteca Escolar.
Obrigada a todos e umas ótimas férias, para regressarem com toda a vossa Energia!!!















30.000 visualizações do nosso Blog

É com muita alegria que terminámos o ano atingindo 30.000 visualizações do nosso Blog - "Ler é Crescer". Foi sempre uma grande companhia neste percurso, onde todas as nossa atividades foram dadas a conhecer.

Mais uma vez obrigada a toda a nossa Comunidade Educativa e a todos os que nos ajudaram neste caminho.





"AO RECICLAR O PLANETA VAI GANHAR"


                      3000 kg de pilhas recolhidas

A equipa Eco-Escolas da Escola EB 2,3 Dr. João de Barros, quer agradecer a dedicação de toda a Comunidade Escolar, sem a qual estes resultados não teriam sido possíveis.
Fazemos votos que os nossos alunos continuem entusiasmados e empenhados em proteger o ambiente.
Um bem-haja a todos os que participaram.
                               TODOS JUNTOS SOMOS GRANDES!!!!!
Material oferecido pela EcoPilhas devido ao nosso desempenho excecional:
- 2 computadores
- 1 projetor
- 1 TV LED
 -1 máquina fotográfica
- 1 máquina de calcular



quinta-feira, 1 de junho de 2017

Visita dos alunos de 4.ºano – 22 a 26 maio 2017


Tal como é prática da nossa escola, acolhemos nos finais de ano letivo os alunos que frequentam o 4.ºano nas escolas da Zona Urbana.

 
Entraram pela primeira vez e visitaram os espaços mais importantes da escola, desenvolvendo atividades em alguns deles – Secretaria, PBX, Refeitório, Direção, Gabinete do Aluno, Polivalente (no qual está patente uma interessante exposição da responsabilidade do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, sobre o nosso Mondego), Campo de Jogos, Pavilhão Gimnodesportivo, Pavilhões de aulas, Salas de Artes, Papelaria, Reprografia, Sala do Aluno, BIBLIOTECA.
 

Na B.E., comodamente instalados, receberam das professoras Isabel Lucas e Helena Santos informações e orientações preciosas. Conheceram a equipa, aprenderam/recordaram/consolidaram algumas competências de pesquisa. Apreenderam, através de um vídeo, os procedimentos a ter na utilização de um centro de recursos. O blog LER É CRESCER ficou-lhes no olhar, prontinho a ser visitado…


E ali estavam, bem dispostos e alegres, aqueles seres de palmo e meio, quem sabe com que pensamentos e sonhos por dentro a bailar…

 
 
E lá foram, cada turma de volta à respetiva escolinha, aquela onde ficarão guardadas as memórias do ciclo primeiro da sua vida escolar.




Entrega de prémios – 18 maio 2017


Uma cerimónia de entrega de prémios presta homenagem a quem se destacou, trazendo felicidade nesse momento específico em que tudo se revive. A cerimónia é preparada com imensa alegria, e a satisfação de quem recebe gratifica todo o trabalho. Alunos do nosso agrupamento e de escolas de outros agrupamentos do concelho, o que muito nos apraz, fizeram mais uma vez, na Biblioteca Escolar, a festa. O trabalho em que os alunos estiveram envolvidos foi de âmbito restrito, concelhio, distrital, nacional e internacional.



Pelo “pódio” da Biblioteca Escolar e do Departamento de Línguas passaram os vencedores de atividades muito diversas - Leitor do Mês, Línguas à Solta, Concurso Literário Dr. João de Barros, Concurso Concelhio de Leitura, Concurso Nacional de Leitura, dar@língua, Olimpíadas de Língua Portuguesa, Halloween, Pancake Race, Spelling Bee.


É bom ver o nosso trabalho reconhecido e valorizado - o fato de bruxa à mistura com morto-vivo e teias de aranha… a abóbora que decorámos no meio de tanta diversão… o avental das panquecas que a mãe preparou connosco… o poema que fiz naquela tarde de inverno… o texto que me saiu do coração e do pensamento para o papel… o treino rápido das palavras inglesas…. as questões das provas de concurso numa sala com tantos outros concorrentes… as leituras dos livros que a B.E. nos empresta e que, por dias, habita a nossa mochila e a nossa casa… .

Os nomes de todos os vencedores estão devidamente divulgados e publicados, pelo que nos escusamos de proceder agora à repetição dos mesmos. Exceção para dois prémios de natureza diferente por estarem relacionados com outras entidades:

-Uma iniciativa, patrocinada por Lions Clubes, o XXX Concurso Anual do Cartaz sobre a Paz, cujo Tema em 2017-2018 foi “O Futuro da Paz”, premiou nesta cerimónia a aluna do 6.º2, Luna Russo, o 1.º lugar a nível Nacional, e o 3.º a nível Internacional. Como representante de Lions Clube, esteve connosco a professora Edite Condesso.

-Uma competição promovida pela International House Portugal consistia em escrever um texto em Inglês com cerca de 170 palavras, subordinado ao tema “The Day that Everything Changed”, tendo decorrido nas escolas que concorreram. Na nossa escola participaram 12 alunos do 3º ciclo.  A aluna Nicole Bueso Magno, do 8º D, recebeu o 2º prémio local – uma bolsa de estudo para o ano letivo 2017-2018, na International House da Figueira da Foz.

 

Aqui fica de novo a alegria de dar a todos PARABÉNS!!!

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Dia do Autor Português

Neste dia todos os autores portugueses nas diferentes áreas artísticas estão de parabéns. Na sociedade materialista atual, o autor não costuma receber o crédito que merece. Foi com o propósito de homenagear o autor português e destacar a sua importância no desenvolvimento da cultura e do bem-estar da comunidade que se criou esta data em 1982. Este dia assinala igualmente o aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores.
A BEJB associa-se, nesta data, às comemorações do Dia do Autor Português exibindo junto à Biblioteca Escolar uma exposição alusiva à efeméride. 


E porque por cá já passaram muitos autores portugueses, aproveitamos para agradecer, uma vez mais, a todos quantos contribuíram, com a sua presença, para tornar as nossas atividades mais atraentes proporcionando aos nossos alunos mais conhecimento.
 

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Exposição de Painéis sobre "Alimentação Saudável"

A equipa do PESES em articulação com a equipa do Programa Eco-Escolas organizou em colaboração com a editora Santilhana a exposição «Mais Saúde, Melhor Futuro», que estará patente na sala do aluno e biblioteca escolar.

Através desta exposição procuramos promover nos alunos a necessidade de implementação de modelos de vida saudáveis que integrem a atividade física com hábitos alimentares saudáveis. 

É nosso entendimento de que «bons hábitos» se constroem desde cedo e esta exposição, funcionará assim, a par das nossas práticas quotidianas como um estímulo para consciencializar os alunos a adotarem práticas alimentares saudáveis assim, como a aprendizagem dos princípios de educação para a cidadania.

Esta exposição aborda também a Dieta Mediterrânica, a qual permite uma abordagem de temas transversais como as tradições histórica e culturais, uma dieta saudável do ponto de vista nutricional que privilegia a sazonalidade, a tradicionalidade dos alimentos e a sua produção sustentável que respeita o ambiente.

«Relacionada com o estilo de vida dos povos do Mediterrânio, a dieta mediterrânica é um património cultural, histórico, social e ambiental, transmitido de geração em geração durante séculos»











quarta-feira, 10 de maio de 2017

Surfaces no apoio a mais uma atividade Pedagógica

 
Preparação para concursos -  Equamat      fizQ        Dar@língua 



      Desenvolvendo/aplicando competências no âmbito, quer da literacia digital quer dos conteúdos programáticos, a B.E. prestou, mais uma vez, apoio aos alunos envolvidos em diversos concursos: Equamat, fizQ e Dar@língua.
      Para tal, foram utilizados os surfaces, que se encontram sediados na biblioteca, permitindo aos alunos apresentarem-se a concurso com a melhor preparação possível.
     
 
 




 

Dia da Mãe - 7 de maio

 
 
As mães estão lá sempre, em todos os dias.... mas tornam-se um foco especial num domingo de maio, o primeiro.
 
 
      A nossa biblioteca, como sempre, preparou uma atividade especial para que os alunos possam mimar aquela que os deu à luz, de ventre ou de coração...
      E levaram para casa um postal em que a singeleza imperou - pensar em qualidades de mãe e escrevê-las em corações de papel, num bouquet de balões que bateu em cheio na bochecha de cada uma.
       Foi o melhor beijo que puderam receber dos seus filhos...
 
 
 
 








sexta-feira, 5 de maio de 2017

Visita de Estudo à Exposição Pordata - CAE


No dia 6 de abril, os alunos da turma do 7.º B deslocaram-se ao CAE, para  visitarem a exposição Pordata Viva: O Poder dos Dados.

No sentido de promoção da literacia digital e do conhecimento sobre os principais temas da sociedade portuguesa, os nossos alunos passaram a tirar os maiores benefícios desta base de dados de Portugal Contemporâneo e de todas as suas ferramentas de consulta e análise. Para que assim possam compreender melhor o país e a sua envolvente.
De acordo com a missão da Pordata, "o livre e fácil acesso à informação não basta para desenvolver o espírito crítico e promover o conhecimento. É fundamental que as pessoas tenham contacto com informação de qualidade, rigorosa e credível. Que sejam capazes de a interpretar, de a consolidar em conhecimento para, em última análise, a poderem aplicar à sua realidade quotidiana. E foi com este objetivo que avançámos para a produção deste conteúdo que irá, certamente, contribuir para uma aproximação da sociedade ao conhecimento gerado pelas estatísticas”.

  



 

 

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Concurso Nacional de Leitura - Fase Distrital – 27 de abril de 2017

             Na cidade de Oliveira do Hospital, na Casa da Cultura, 140 alunos (3.ºciclo e ensino secundário), acompanhados por 40 professores, representaram 39 escolas de 19 concelhos. A nossa escola e o nosso concelho marcaram presença com as alunas Luciana Henriques de Oliveira (7.ºD) e Mariana Filipa Eulálio (9.ºD).

A preparação para esta fase implicou a leitura de dois livros – A Pérola, de John Steinbeck, e Vamos comprar um poeta, de Afonso Cruz - e a primeira prova do dia, a prova escrita sobre esses dois livros, foi resolvida com todo o empenho pela Luciana e pela Mariana, na companhia de todos os outros alunos concorrentes.

Os cinco primeiros a completar corretamente/entregar a prova, quer no 3.ºciclo, quer no secundário, apenas cinco de cada ciclo, passavam à Prova Oral, segunda prova do dia. De cada grupo de cinco, foram apurados três alunos para a fase final deste concurso. É muito importante ter feito bem as leituras para a prova escrita ser realizada com sabedoria e segurança, mas é igualmente importante ser rápido na finalização e entrega da prova.

As nossas alunas, não estando no palco, trouxeram deste dia a boa experiência e a vontade de a repetir. Para o ano, estarão na prova Oral, pois assistir a toda a dinâmica permitiu-lhes saber em que medida podem obter bons resultados.


A organização do concurso, em Oliveira do Hospital, foi muito acolhedora e preocupada com o bem estar das pessoas. O almoço foi um momento de convívio, preparado ao ar livre, perto da Casa da Cultura (onde tudo se passou). Assim, as alunas (e a professora que as acompanhou) estiveram sempre bem dispostas, trazendo na bagagem um experiência gratificante e enriquecedora.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Concurso Nacional de Leitura é na BM de Oliveira do Hospital! | 27 de abril de 2017

O Concurso Nacional de Leitura  é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e visa promover a leitura junto de alunos dos ensinos básico e secundário.

A Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura vai decorrer na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital no dia 27 de abril!

O nosso Agrupamento terá três representantes nesta 2.ª fase:


Mariana Eulálio - 9.º D
Gustavo Enxuga - 8.º B
Luciana Oliveira - 7.º D


Consultar regulamento (Clicar aqui)


segunda-feira, 3 de abril de 2017

Semana da Leitura, de 27 a 31 de março



A Escola Dr. João de Barros celebrou em alegria mais uma Semana da Leitura, de 27 a 31 de março, sob o mote “O Prazer de Ler”, através da dinamização, em vários espaços, das seguintes atividades: abertura com leitura de um poema, concurso Línguas à Solta”, participação na 4.ª edição do Concurso Concelhio de Leitura, "Chá com livros", Encontros com a professora Fátima Guardado, Feira do Livro.

 

A Feira do Livro proporcionou a todos a possibilidade de conhecer novos títulos, em diferentes áreas do conhecimento, bem como adquirir livros que já estavam “em lista”. Por outro lado, foi cumprida a vertente de enriquecimento que uma feira do livro traz, na medida em que permite folhear e ler textos e autores ainda desconhecidos para cada um.

Línguas à Solta, na sua VI edição, contou com a participação de alunos do 5.º ao 9.ºano, às voltas com o Português, o Inglês e o Francês.

Relativamente à participação no Concurso Concelhio, no qual os nossos alunos representaram a escola, com muito mérito e brio, os resultados obtidos enchem-nos de satisfação.     Os nossos alunos ocuparam todo o pódio arrecadando o primeiro, segundo e terceiro lugares, Marta Costa, Raquel Cachulo e Gonçalo Almas, respectivamente.

Tendo sido único cada momento de cada atividade, gostaríamos de realçar Chá com Livros e os Encontros das turmas com a professora Fátima Guardado.


 


Após o jantar de quarta-feira, o serão aconteceu com a companhia de Fátima Guardado. Nascida na cidade do Porto, em 1953, licenciou-se em Coimbra em Filologia Germânica, comemorava o nosso país 1 ano da Revolução dos Cravos. E é nesse ano de 1975 que inicia a sua carreira de professora. Foi fixando no mapa pontinhos aqui e ali: Escola Preparatória de Arganil, Escola Martim de Freitas, em Coimbra (é nela que faz a Profissionalização), Escola de Estarreja, Escola Preparatória de Soure (na qual foi Presidente do Conselho Diretivo), Escola de Taveiro, Escola Preparatória, agora EB 2,3 Dr. João de Barros, da Figueira da Foz.

    Foi aqui, nesta escola, que exerceu cargos e funções de vária ordem, desde Vogal do Conselho Diretivo, a Assessora Técnico Pedagógica do Conselho Executivo, Diretora de Turma, Coordenadora dos DT, Delegada de Disciplina, Coordenadora de Departamento de Línguas, Vice- Presidente da Assembleia de Escola.

E foi também nesta escola que viveu os anos mais recentes e últimos de uma profissão que, por natureza, cria fortes laços com seres humanos em crescimento e formação. É habitual dizer-se nestas circunstâncias - trata-se de “prata da casa”. Foi mais do que isso. Foi ouro!

A professora Fátima, que agora também podemos designar por “escritora” (mesmo sendo à sua revelia), é apologista de que as histórias, os escritos, os textos que nos saem da pena e do coração, não podem estar fechados em gavetas, como pássaros não foram feitos para estar presos em gaiolas. Tal como os pássaros, as histórias devem ganhar asas e tocar as pessoas, proporcionando momentos de conhecimento e emoção…

Foi com esta generosidade que leu alguns dos textos que tem escrito, que nos deu a conhecer gente de verdade, de carne e osso, de sofrimento e alegria, tempos mais “lá atrás” ou mais “agora”, homenageando assim tantos seres humanos que com ela se têm cruzado ao longo da vida.

Realidade, imaginação, fantasia … e eis que nasce o texto, com as palavras certas, perfeitamente encaixadas e articuladas, resultando num estilo muito próprio. E a forma como leu fez o resto, em magia perfeita, num ambiente encantador.

Um gato sedento de liberdade que escreve uma carta aos donos? Um menino Longuinho que “inaugura” o hábito de festas de aniversário com ovos que atirou “às urtigas”? Uma jovem presa pelos “Nívea” porque insistia em mudar “o estado das coisas”? Um petiz que entra fogo adentro para resgatar o seu cavalo? Uma jovem professora que é especialmente admirada por um pupilo?

Sim, sim! Tudo isto! E muito mais…

As sessões iam deixando a plateia, ou de gente grande, ou de gente miúda, sem mais palavras para além daquelas que acabavam de ser ditas/lidas, emoções e pensamentos bailando em silêncio no interior de cada mente. Passado o silêncio inicial, lá se ouvia:

- Onde é que vai buscar tanta imaginação?

- Sabes, pode acontecer em qualquer momento e em circunstâncias muito variadas. Às vezes até é entre fazer uma sopa e um estufado…

- Pois é, às vezes o difícil é começar.

- É isso mesmo! Somos sempre capazes. Como diz o escritor Lobo Antunes, o começo é um pontinho e tudo se desenrola a partir daí…

(Nestes diálogos com os alunos, confirmou-se: UMA VEZ PROFESSORA, PROFESSORA PARA SEMPRE.)

Concluindo, a vida de azáfama em escolas e salas de aula, em visitas de estudo e atividades mil, às voltas com o Inglês e o Português, a animação e a força, e a simpatia, a sabedoria e a inteligência da nossa convidada, Fátima Guardado, continuam, não desapareceram com a aposentação. Não que nos surpreenda isso nela, já que quem com ela se cruza a isso se habituou. Mas deixa-nos sempre encantados e fascinados. Terá ela uma fonte de energia secreta? Tem de certeza! E é inesgotável.






Agradecemos a Fátima Guardado, querida professora, a riqueza que trouxe à nossa Semana da Leitura.