quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Encontros com a leitura

"História de uma gaivota e do pássaro que a ensinou a voar"

A professora Susana Cabete, membro da equipa da BE, dinamizou com um pequeno grupo de alunos algumas atividades de leitura em voz alta. Juntos exploraram um pequeno texto do livro de Luís Sepúlveda: História de uma gaivota e do pássaro que a ensinou a voar.

 A leitura expressiva é muito importante no treino da competência leitora, pois solicita um maior envolvimento com o texto, um esforço mais consciente para o compreender (que normalmente implica a sua releitura), bem como a resolução de dúvidas de pronúncia, vocabulário, etc., uma vez que estas impedem uma interpretação oral adequada. Do ponto de vista do bem-estar emocional do leitor - desde que a leitura seja feita com tempo e sem pressões - permite “viver” o texto, sentindo o prazer da evasão. Trata-se de um modo lúdico e criativo de ler que favorece o despertar do gosto pela literatura.”

                                                                                                                                                    Sara de Almeida Leite






Encontros com a leitura

 "A Bela Desaparecida"

A professora bibliotecária Isabel Santos dinamizou com um grupo de alunos do 5.º ano uma atividade de leitura em voz alta.  Para esta atividade foi escolhida a obra: "A Bela Desaparecida", da autora Rita Basílio. Treinaram-se competências de leitura expressiva, diccão, vocabulário entre outras competências.


                       

"E se, num belo dia de verão, os livros de histórias surgissem com as páginas em branco? E personagens como o Capuchinho Vermelho, os Três Porquinhos, a Cigarra, a Formiga e a Branca de Neve, entre outras, se vissem na necessidade de substituir a Rapunzel, entretanto desaparecida? Certamente, seria uma barafunda no Reino Mágico da Fantasia...

Pois é sobre esse dia que escreve Rita Basílio no seu livro A Bela Desaparecida, uma história de extraordinária imaginação que conquistou o Prémio Literário Cidade da Figueira da Foz. Nela, o Rei da Fantasia vê-se obrigado a convocar todas as personagens para resolver o problema do estranho desaparecimento da Rapunzel, que deixara o Príncipe junto à torre à espera, em vão, que ela fosse à janela lançar-lhe as tranças. Alguém tinha que a substituir na história para que esta não caísse no Esquecimento; mas, para desespero do monarca, cada solução revelava-se um desastre completo.

Contudo, surpreendentemente, a confusão que se instalou no Reino Mágico da Fantasia despertou a atenção das crianças, que nas praias, nas piscinas, nos jardins e nos parques começaram a ler entusiasmadas as muitas histórias de encantar."


segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Receção aos novos alunos


A biblioteca escolar reabriu ontem as suas portas para dar as boas-vindas aos novos alunos  encarregados de educação.
Para garantir o distanciamento social a primeira parte foi feita no exterior, no espaço coberto da biblioteca. Foram explicadas aos alunos e EE as mudanças que iriam ser introduzidas na BE, para garantir a segurança de todos face a esta pandemia.

Foi também apresentado o serviço pedagógico da biblioteca no presente ano letivo.