quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

 Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Comemora-se hoje, dia 27 de Janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, este dia assinala o aniversário da libertação do campo de Auschwitz-Birkenau, em 1945.



A tua Biblioteca Escolar dispõe de fundo documental importante para conheceres este período triste da nossa história,


Milhares de leitores em todo o mundo conhecem a história de Anne Frank, a adolescente cuja vida terminou em Bergen- Belsen durante o Holocausto.

Em A Rapariga de Auschwitz, vão conhecer a sua irmã e companheira de brincadeiras: Eva Schloss. Apesar de, ter sido levada para Auschwitz com apenas quinze anos, a sua história não terminou aí. Ela conseguiu sobreviver.

Este livro incrível é a memória viva dos acontecimentos que marcaram esse período tão dramático da história mundial.

Um relato lúcido e absorvente da vida no meio dos horrores da guerra, realçando o amor entre uma mãe e uma filha, e a força e a determinação que ajudaram a superar a mais profunda das noites.



Escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, O Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, revelando ao mundo o dia a dia de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão.

Todos os que se encontravam naquele pequeno anexo secreto acabaram por ser presos em agosto de 1944, e em março de 1945 Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, a escassos dois meses do final da guerra na Europa. O seu diário tornar-se-ia um dos livros de não ficção mais lidos em todo o mundo, testemunho incomparável do terror da guerra e do fulgor do espírito humano.

Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…







quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Miúdos a votos

 "Estão apurados os livros em que vais poder votar a 13 de abril!


Os livros escolhidos no 2º ciclo

De todos os ciclos, foi no 2º ciclo que houve mais alunos a participar: foram 8 429! Estes alunos propuseram mais de 1 800 livros diferentes. Os 20 que foram mais vezes propostos como candidatos (com mais de 50 nomeações) são aqueles que vão constar do boletim de voto nas eleições de 13 de abril. A lista de todos os livros que foram propostos para as eleições no 2º ciclo pode ser lida aqui.


As histórias a votos no 3º ciclo

Quase 6 mil alunos (5 989) do 3º ciclo apresentaram os seus livros preferidos como candidatos às eleições de «Miúdos a Votos». Propuseram mais de 1 300 títulos diferentes. O nome de todos os livros propostos pelos alunos para as eleições do 3º ciclo pode ser consultada aqui."



Para saberes mais, clica Aqui

Fonte de informação: visao.sapo.pt