segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Novidades

Prestes a comemorar 30 anos de actividade literária, o poeta (e cronista, e autor de vários títulos infanto-juvenis, Manuel António Pina atreve-se agora pelos caminhos da ficção com a novela "Os Papéis de K."

A blusa romena, quadro pintado em 1940, é uma das mais conhecidas obras de Henri Matisse. Entre Lisboa, Paris e Bucareste, de 1978 a 2001, um narrador e o seu misterioso «patrono» reconstroem o percurso de uma ficção, através da escrita de um romance.


Luanda, 1975, véspera da Independência. Uma mulher portuguesa, aterrorizada com a evolução dos acontecimentos, ergue uma parede separando o seu apartamento do restante edifício - do resto do mundo. Durante quase trinta anos sobreviverá a custo, como uma náufraga numa ilha deserta, vendo, em redor, Luanda crescer, exultar, sofrer. Teoria Geral do Esquecimento é um romance sobre o medo do outro, o absurdo do racismo e da xenofobia, sobre o amor e a redenção.

Quando soube que o Menino Jesus tinha nascido, o Pai Natal ficou contentíssimo. Vestiu-se a correr, carregou o trenó com presentes e chamou as renas:
"Dasher, Dancer, Dunder... Venham depressa!"
Quando a Mãe Natal, que fora fazer compras, chegou a casa, o Pai Natal já tinha atrelado as renas e estava pronto para partir.

Sem comentários:

Enviar um comentário