Eleições Parlamento dos Jovens
Violência doméstica e no namoro: como garantir o respeito a igualdade.
Decorreram no dia 14 na Biblioteca Escolar as eleições no âmbito do Programa Parlamento dos Jovens. Os alunos do 2.º e 3.º ciclo tiveram oportunidade de expressar o seu direito de escolha, votando na lista com que mais se identificam. Para alguns alunos este momento foi também o primeiro em que tiveram oportunidade de votar, de experimentar um direito que apenas os adultos têm o direito de exercer.
Esta é uma iniciativa conjunta da Assembleia da República, do IPDJ., do Ministério da Educação, da Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e das Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
No Parlamento dos Jovens – são parceiros:
- A Assembleia da Republica;
- O Instituto Português do Desporto e Juventude;
- O Ministério da Educação;
- Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas;
- As Secretarias Regionais que tutelam a educação e a juventude nos Açores e na Madeira.
O Programa será desenvolvido ao longo do ano letivo com as Escolas de todo o país que desejarem participar, culminando com uma Sessão na Assembleia da República.
O Parlamento dos Jovens – tem como objetivos:
- Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política;
- Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político;
- Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República (AR), enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
- Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
Sem comentários:
Enviar um comentário