sexta-feira, 27 de março de 2020

Casa Fernando Pessoa - Leituras ao ouvido

De segunda a sexta, a partir das 16h, a equipa da Casa Fernando Pessoa liga e lê um texto ou um poema ao ouvido. Basta inscrever-se com uma chamada ou sms.
As inscrições efetuam-se das 10h00 às 14h00, pelo número 914342537.

Passem a palavra !




quarta-feira, 25 de março de 2020

VIII Concurso Concelhio de Leitura 


O VIII Concurso Concelhio de Leitura decorreu nos dias 9 e 11 de março.
No dia 9, realizaram-se as provas dos alunos do 1.º ciclo. O AEZUFF esteve representado por 23 alunos do 1.º CEB, das 5 escolas do Agrupamento. O aluno Pedro Valente, da EB de Abadias ficou classificado em 5.º lugar. As obras lidas foram “O dragão” de Luísa Ducla Soares e “O Bando das Cavernas – Na maior há 10 000 anos”, de Nuno Caravela.
No dia 11 de março decorreram as provas para os alunos do 2.º e 3.º ciclo e Secundário.
Num total de 27 alunos do 2.º ciclo a EB 2,3 Dr. João de Barros teve quatro alunos entre os seis finalistas. O aluno Pedro Leitão do 6.º 13, classificou-se em 1.º lugar; o aluno Tomás Gomes, 6.º 13 em 2.º lugar; o aluno Rodrigo Castelo Branco, do 6.º 4 em 3.º lugar e a aluna Tatiana Stets, do 6.º 11 em 6.º lugar. Os alunos leram “Caixa de Gratidão” de Margarida Fonseca Santos e “O Estranhão – como sobreviver á Família” de Álvaro de Magalhães.
Na prova do 3.º ciclo em que participaram apenas três alunos de cada escola, num total de 18 alunos, a aluna Rita Silva do 7.º B ficou classificada em 3.º lugar. A obra escolhida foi “Supergigantes” de Ana Pessoa e poemas de autores diversificados.
Nas provas do 1.º e 2.º ciclo, os alunos, além de responderem a uma prova de 20 questões de escolha múltipla e uma pergunta de desenvolvimento, os seis alunos apurados para a fase final tiveram de fazer uma prova de leitura expressiva de um excerto de uma das obras e responder a uma pergunta de argumentação.
Os alunos do 3.º ciclo e secundário responderam a um conjunto de dez questões e os seis apurados fizeram uma prova de leitura expressiva de um poema.
O Júri das provas foi constituído pela Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares Dr.ª Graça Barão, Dr.ª Emília Limede da Biblioteca Municipal, Professoras Bibliotecárias das diferentes escolas e como elementos convidados: Nuno Caravela- escritor, Leonor Abrunheiro do Conservatório David de Sousa e António Tavares.

Foram dois dias vividos intensamente por toda a comunidade escolar em que a leitura foi o mote para troca de experiências, partilha, alegria, vida, magia, descoberta, uma grande aventura, uma FESTA da LEITURA.





































Europa vai à escola
Ação de sensibilização ciber-higiene


No dia 10 de fevereiro realizaram-se na Biblioteca Escolar duas sessões denominadas “Ação de sensibilização ciber-higiene”. Estas sessões foram destinadas a alunos e Pais/Encarregados de Educação, docentes e não docentes.
As sessões foram promovidas pela Professora Altina Boliqueime, Coordenadora TIC e dinamizadas por uma equipa do Instituto Politécnico de Leiria, no âmbito do Programa Europa vai à Escola.
Estas sessões decorreram para assinalar o dia da Internet + Segura que se comemora a 11 de fevereiro.
Nestas sessões foram abordadas as questões de segurança na utilização da internet. A ciber higiene diz respeito aos cuidados básicos de segurança no ciberespaço, ou melhor, no mundo cada vez mais online. Este conceito trouxe agarrada a importância da aplicação das boas práticas de segurança nas diversas vertentes da segurança da informação com a finalidade de prevenir ciber ataques tanto para indivíduos como para organizações.
Gestão de risco, implementação de controle de acesso e monitorização ativa, são exemplos de atividades também elas primárias e indispensáveis para quem preza a proteção e segurança do seu ciberespaço contra ameaças e ataques informáticos.   
São necessárias garantias mínimas de segurança ao nível de infraestrutura — diversificação e segmentação para uma melhor aplicação de boas práticas — e também dotar as pessoas de treino e consciencializá-las para esta importante temática da segurança.
 Medidas que visam uma implementação mínima e adequada tanto do ponto de vista organizacional como da vertente humana: 
Implementar um sistema de backups
Os sistemas falham e podem ser comprometidos. Implemente um sistema de backups.
Gestão de riscos de segurança
Contrate alguém da cibersegurança por mais pequena que seja a organização. Faça a gestão de risco dos sistemas e torne isso pauta de reunião.
Gestão de controlo de acessos
Desativar contas de ex-funcionários e fornecer apenas o acesso necessário para os colaboradores realizarem as respectivas funções do dia a dia pode ser um bom início.
Autenticação nos sistemas
Proteja os sistemas contra acessos não autorizados. Altere a palavra-passe padrão. Defina palavras-passe complexas (p.ex., maiores que 9 carateres com um misto de letras, números e carateres especiais). Utilize um modelo de segundo fator de autenticação.
Filtros de SPAM no email
A organização deve estar apetrechada com IDSs de rede ou outro tipo de mecanismos de forma a filtrar e gerar alertas de e-mails potencialmente maliciosos. A maioria dos BECattacks podem ser detetados numa fase precoce.
Registe domínios semelhantes
 Evite ataques de email spoofing. Registe domínios similares aos da sua organização. Crie regras SPF e DKM ao nível do DNS.
Treinar e consciencializar os funcionários relativamente à engenharia social
 Promova ações de formação. Apresente casos práticos. Consciencialize os funcionários da sua organização.
Teste a organização
 Contacte uma entidade do sector da segurança de forma a “testar” os funcionários da organização contra ataques de phishing. Valide se eles aprenderam e realizaram o TPC. Promova esses eventos várias vezes ao ano.
Audite a organização

 Realize auditorias de segurança regulares.














O monstro minúsculo que queria ser rei

Partilhamos um conto sobre o COVID-19, para explicar às crianças o problema e o porquê das medidas que estão a ser tomadas.

Para leres o conto , clica Aqui


"Se eu fosse um livro"

André Letria, ilustrador e editor do Pato Lógico, lê “Se eu fosse um livro”. Não há melhor forma de começar uma Quarentena Pato Lógica do que com um livro sobre livros. Quando não nos é possível viajar fisicamente, um livro permite-nos viajar com a imaginação. A passagem do tempo pesa menos quando se lê um bom livro. Experimenta!

Desafio: E se fosses um livro? Como serias? O que farias? O que gostavas que o leitor lesse em ti? Acrescenta uma frase a este texto de José Jorge Letria e deixa-a nos comentários. Se quiseres ir mais longe, ilustra esse texto e partilha numa story com o tag @pato_logico e #quarentenapatologica.



                                         #quarentenapatologica #livrosilustrados #euficoemcasa

terça-feira, 24 de março de 2020

"Saber com sabores"

Na (Anti)quarentena de Leituras de hoje, o Plano Nacional de Leitura propõe ideias de culinária e algumas informações sobre a alimentação.

Para aceder às informações, clica Aqui.


sábado, 21 de março de 2020

Dia mundial da poesia

A Biblioteca Escolar celebra o Dia Mundial da Poesia com o poema "O Mar de Sophia", da poeta (como gostava de ser chamada) Sophia de Mello Breyner Andresen.
 Aceda : O Mar de Sophia
Conheça também  os poemas vencedores da 11.ª edição do Concurso Faça lá um Poema (PNL)  Aqui, neste dia dedicado à poesia.


Leia um poema!

Outras sugestões de atividades:

  • escrever um poema sobre o que sente
  • declamar poesias
  • reler os poetas e os poemas preferidos
  • colocar poemas em música
  • assistir a filmes sobre poetas
  • dizer às pessoas o que sente por elas
  • fazer de cada gesto um poema
Viva a poesia!


sexta-feira, 20 de março de 2020

Livros digitais

O Plano Nacional de Leitura disponibiliza um vasto conjunto de livros digitais, em acesso aberto,  que podes pesquisar Aqui.



Boas leituras!

Leituras online


Hoje, disponibilizamos algumas obras online, de acordo com o nível de ensino.


1º Ciclo:

Audiolivro da obra "A Rita encolheu. E agora?", de Marta Hugon e António Jorge Gonçalves.

Obra online Aqui




Audiolivro da obra " A vida difícil de uma manteigueira", de Isabel Zambujal e Rodrigo Goulão de Sousa

Obra online Aqui





2º Ciclo:

Leitura da obra "Sorriso de Estrela", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Obra online Aqui



3º Ciclo:

Leitura de vários contos de Clarice Lispector

Obras online Aqui


 Leitura de contos de Eça de Queirós

Obras online Aqui



Boas leituras!





quinta-feira, 19 de março de 2020

Palavras cruzadas DIA DO PAI

Hoje, Dia do Pai, deixamos-te uma sugestão do PNL (Plano Nacional de Leitura) para te divertires.
Para fazer as palavras cruzadas, clica Aqui


quarta-feira, 18 de março de 2020

STOP CONTÁGIO - Jogo

Hoje propomos-te um  jogo divertido e didático: STOP CONTÁGIO

Neste jogo, o relógio não está a contar. Há tempo para refletir sobre as respostas a dar, antes de carregar numa das opções, até porque a responsabilidade é grande. 
Há 20 questões e cada vez que for selecionada a alternativa errada, um continente "é afetado. Se os seis continentes forem afetados, perdes o jogo", pode ler-se nas instruções. O objetivo é impedir "que o vírus se espalhe pelo planeta", ou seja, acertar o maior número de respostas possível.


Há dois níveis de dificuldade para pré-selecionar. E os temas em jogo vão desde os conselhos da DGS e da Organização Mundial de Saúde (OMS), à vacinação ou às viagens. "Se soubermos mais sobre os vírus e como nos defendermos, estamos a proteger-nos e a proteger os outros", diz o enunciado.

Aprende  mais sobre o COVID-19 e como evitar a sua propagação, clicando em:

      STOP CONTÁGIO


Bom jogo! 

Não deixes que o vírus se espalhe pelo planeta!



terça-feira, 17 de março de 2020

O pricipezinho

"Quando o Universo nos ensina esperar, pensando no bem de todos, o amor cresce na humanidade."

Hoje a nossa sugestão é que leias ou releias "O principezinho" ou "O pequeno príncipe", um grande clássico da literatura.

Obra em pdf Aqui .

Boa leitura!



"Somos todos habitantes do mesmo navio."
                         Antoine de Saint-Exupéry

Era uma vez ...

Fica aqui a nossa sugestão de hoje : Histórias. Lengalengas. Trava-línguas.

Clica Era uma vez para acederes à publicação do Projeto _grupooff.

Diverte-te!

segunda-feira, 16 de março de 2020

Publicações em acesso livre

A Imprensa Nacional da Casa da Moeda disponibiliza, em acesso livre, os seus conteúdos digitais.

No link abaixo indicado, encontramos os mais recentes títulos da coleção
" O Essencial Sobre..."

https://www.incm.pt/portal/livros_edicoes_gratuitas.jsp



Boas leituras!


domingo, 15 de março de 2020

Organização de trabalho: sugestões

Devido ao reforço de medidas de prevenção e de contenção da propagação da doença COVID-19, a Biblioteca Escolar disponibiliza um conjunto de links de ferramentas de videoconferência e de trabalho em linha, bem como links de plataformas de aprendizagem interativa, de forma a dar continuidade ao seu trabalho.

Assim:

FERRAMENTAS DE VIDEOCONFERÊNCIA

• https://duo.google.com/ 
• https://classroom.google.com/ 
• https://zoom.us/ 
• https://www.circuit.com/ 
• https://jitsi.org/ 
• https://web.skype.com/ 
• https://web.whatsapp.com/• https://whereby.com• https://www.webex.com/


PLATAFORMAS DE APRENDIZAGEM INTERATIVA

• Escola virtual: https://www.escolavirtual.pt/ - disponível em acesso livre
• Aula digital: https://auladigital.leya.com/ - disponível em acesso livre


A Biblioteca Escolar continuará a atualizar o seu blogue, fornecendo várias sugestões neste período de encerramento das escolas, para que se continue a cumprir a missão das Bibliotecas Escolares numa conjuntura completamente inédita.

domingo, 1 de março de 2020

Projeto Triplo D


O projeto Triplo D, promovido pela Cáritas Diocesana de Coimbra, visa aumentar o envolvimento democrático e a participação política dos cidadãos, trabalhando as ligações entre democracia, demografia e direitos humanos. 

Nesta manhã, Ana Goreti Oliveira e Fernando Santos desenvolveram sessões de educação/formação e grupos de discussão escolar e comunitária, a várias turmas da escola, na Biblioteca Escolar, com o objetivo de dar a conhecer aos nossos alunos o Projeto Triplo D, bem como  auxiliá-los "a analisar e discutir políticas e a propor recomendações de melhoria das dinâmicas democráticas a nível local e, por inerência, a nível nacional e internacional".

Os alunos participaram ativamente no diálogo promovido pelos formadores, após ouvirem a sua intervenção e assistirem ao vídeo sobre Direitos Humanos, o que permitiu reflexões sobre os direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, nacionalidade, etnia, sexo, idioma, religião ou qualquer outra condição.





Para saber mais Clique Aqui
"O que nos contam os papeis" 

 Realizou-se, no dia 10 de fevereiro, uma sessão dinamizada no âmbito do projeto "O Museu vai à escola" pela Dr.ª Paula, cujo tema foi “O que nos contam os papéis”. Através de fotos e documentos do Arquivo Municipal foi possível mostrar aos alunos do 9.º ano, como era a Figueira da Foz na época de 40.  
Figueira da Foz teve um dos seus expoentes máximos nos Anos 40. Vinham pessoas de todo o lado para a 'Praia da Claridade' e foi nessa altura que também ganhou o estatuto de 'Rainha das praias'. Estes tempos áureos prolongaram-se durante os anos 50/60 e parte dos 70 mas cada vez mais a Figueira da Foz se encontra longe desses anos de glória.  
Na década de 40 a Figueira da Foz recebeu muitos refugiados,  sobretudo belgas.