quarta-feira, 25 de março de 2020

VIII Concurso Concelhio de Leitura 


O VIII Concurso Concelhio de Leitura decorreu nos dias 9 e 11 de março.
No dia 9, realizaram-se as provas dos alunos do 1.º ciclo. O AEZUFF esteve representado por 23 alunos do 1.º CEB, das 5 escolas do Agrupamento. O aluno Pedro Valente, da EB de Abadias ficou classificado em 5.º lugar. As obras lidas foram “O dragão” de Luísa Ducla Soares e “O Bando das Cavernas – Na maior há 10 000 anos”, de Nuno Caravela.
No dia 11 de março decorreram as provas para os alunos do 2.º e 3.º ciclo e Secundário.
Num total de 27 alunos do 2.º ciclo a EB 2,3 Dr. João de Barros teve quatro alunos entre os seis finalistas. O aluno Pedro Leitão do 6.º 13, classificou-se em 1.º lugar; o aluno Tomás Gomes, 6.º 13 em 2.º lugar; o aluno Rodrigo Castelo Branco, do 6.º 4 em 3.º lugar e a aluna Tatiana Stets, do 6.º 11 em 6.º lugar. Os alunos leram “Caixa de Gratidão” de Margarida Fonseca Santos e “O Estranhão – como sobreviver á Família” de Álvaro de Magalhães.
Na prova do 3.º ciclo em que participaram apenas três alunos de cada escola, num total de 18 alunos, a aluna Rita Silva do 7.º B ficou classificada em 3.º lugar. A obra escolhida foi “Supergigantes” de Ana Pessoa e poemas de autores diversificados.
Nas provas do 1.º e 2.º ciclo, os alunos, além de responderem a uma prova de 20 questões de escolha múltipla e uma pergunta de desenvolvimento, os seis alunos apurados para a fase final tiveram de fazer uma prova de leitura expressiva de um excerto de uma das obras e responder a uma pergunta de argumentação.
Os alunos do 3.º ciclo e secundário responderam a um conjunto de dez questões e os seis apurados fizeram uma prova de leitura expressiva de um poema.
O Júri das provas foi constituído pela Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares Dr.ª Graça Barão, Dr.ª Emília Limede da Biblioteca Municipal, Professoras Bibliotecárias das diferentes escolas e como elementos convidados: Nuno Caravela- escritor, Leonor Abrunheiro do Conservatório David de Sousa e António Tavares.

Foram dois dias vividos intensamente por toda a comunidade escolar em que a leitura foi o mote para troca de experiências, partilha, alegria, vida, magia, descoberta, uma grande aventura, uma FESTA da LEITURA.





































Sem comentários:

Enviar um comentário