Origem do Halloween
O Halloween surgiu com os celtas, um povo politeísta que acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza.
Os celtas celebravam durante 3 dias o festival Samhain, com início a 31 de outubro. Além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha seu início a 1 de novembro.
Como se acreditava que nesses dias os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos vivos, usavam-se fantasias sombrias, de modo a se defenderem dos maus espíritos.
Durante a Idade Média, a Igreja começou a condenar o evento, e assiom surgiu o “Dia das Bruxas”.
O Halloween nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, a tradição do Halloween é fortíssima. A festa foi levada por imigrantes irlandeses, no início do século XIX, que fugiam da fome.
Nesta festa, as crianças usam fantasias e batem às portas das casas dizendo a tradicional frase: “doce ou travessura?” (trick or treat, em inglês). A brincadeira consiste em pedir doces, ameaçando cometer uma travessura a quem negar as guloseimas.
O Halloween em Portugal
A apropriação do Halloween em Portugal ganha cada vez mais adeptos e é resultado da globalização. Antigamente celebrava-se o Pão-por-Deus (peditório ritual por ocasião do Dia de Todos-os-Santos associado às refeições cerimoniais do culto dos mortos - Dia dos Finados). Hoje, os mais jovens celebram esta tradição, prometendo fazer travessuras, caso não
O Halloween na nossa Biblioteca
A nossa Biblioteca não esqueceu esta tradição!
Vem assirtir a um filme subordinado a esta temática ou ler alguns livros...
Deixamos, também, algumas ideias para fazeres nessa noite
A -S-S-U-S-T-A-D-OOOOOOO-R-A !
Sem comentários:
Enviar um comentário