"Inês a inventora de profissões"
Na semana de 1 a 5 de março, decorreu on line a apresentação do livro "Inês, a inventora de profissões" aos alunos do 1.º ciclo.
As professoras bibliotecárias e as docentes responsáveis pelas bibliotecas escolares prepararam uma atividade para os alunos realizarem antes da leitura, a qual foi partilhada com os alunos através da plataforma classroom.
Nesta atividade pretendia-se despertar a curiosidade sobre a obra, e antecipar algumas questões. Tal como os detetives, os alunos seguiram as "Pistas de Capas" e descobriram:
- O nome da personagem principal;
Inês
-A tarefa que a Inês tem de realizar;
A tarefa que a Inês tem que fazer é escrever uma carta; inventar a profissão de carteiro; Ela vai ser escritora de profissões; (...) ou talvez possa escolher uma profissão fantástica, pode voar num foguetão puxado a cavalos voadores e ir a Marte. E pode recolher amostras para encontrar água lá, isso é que seria fantástico e espetacular; Eu acho que a Inês vai ser carteira e ela para ser carteira tem de atravessar um caminho comprido. E vai dar aos correios. Para enviar a carta.; Mostrar às crianças os sonhos e o mundo através da imaginação
-A figura que acompanha a Inês ao longo do livro;
um passarinho, um pombo correio,
- Fazer a antecipação da estória.
A Inês é inventora de profissões e têm um ajudante que é o passarinho, que desta vez vai entregar a carta com a composição na caixa do correio errada e as profissões vão para as pessoas erradas e vai ser uma confusão.
A Inês vai ser famosa.
Parece que a Inês vai inventar profissões que existem só nos seus sonhos, ou seja, diferentes das que nós conhecemos.
A Inês vivia numa terra onde as pessoas estavam tristes e depois ela inventou as profissões com a ajuda do pássaro e as pessoas começaram a ficar mais felizes pois já tinham coisas para fazer.
A Inês vai ensinar que nós quando sonhamos podemos fazer o que quisermos com a imaginação, o importante é não desistir.
Parece que a Inês está num concerto e pediu ao passarinho para ir levar uma carta ao correio.
Penso que vai haver uma aventura fantástica com figuras ao longo da história, que ajudarão a Inês a alcançar o seu objetivo.
Vai haver um um concurso de profissões e a Inês vai escrever um texto sobre o que quer ser quando crescer.A Inês não sabe o que quer ser por isso vai inventar um monte de profissões
As respostas foram muito diversificadas, divertidas e interessantes. A apresentação do livro decorreu através do Google Meet . Os alunos participaram ativamente. As profissões mais escolhidas pelos alunos foram: a veterinária de unicórnios e sereias, bombeiro, policia ...
Sem comentários:
Enviar um comentário