"O dia 25 de abril é também conhecido como o Dia da Liberdade.
Esta data celebra a revolta do militares portugueses, que a 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado com o objetivo de acabar com a ditadura imposta por António de Oliveira Salazar, que durou 41 anos.
O símbolo do Dia da Liberdade é o cravo, pois nesse dia uma mulher ifereceu cravos aos soldados em sinal de agradecimento.. Os soldados coloraram colocaram as flores recebidas nos canos de suas armas, representando, assim, a vitória sem violência."
"A Flor de Abril conta às crianças o que o 25 de Abril foi, fazendo-o. Sem maneirismos nem condescendência, um pai, pintor, busca na memória as respostas à curiosidade do filho, que viu um cravo desenhado sobre o cano de uma espingarda. Com a simplicidade dessa conversa a dois, vemos como Portugal despontou para a liberdade numa madrugada de 1974. Percebemos que país era esse - isolado, amordaçado e mergulhado num conflito que se eternizava. Entendemos que a ânsia de libertação transbordava largamente o universo dos militares que saíram à rua no 25 de Abril. E compreendemos a necessidade de acarinhar valores tão difíceis de conquistar e que, por hoje fazerem parte das nossas rotinas, julgamos serem naturais e isentos de perigo."
Sem comentários:
Enviar um comentário