segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

Hoje, dia 31 de janeiro, assinalou-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz na nossa escola, embora este dia seja comemorado anualmente a 30 de janeiro.

Esta data foi instituída pelo peta, pedagogo e pacifista Llorenç Vidal e foi acolhida a nível Internacional. Este dia foi escolhido por assinalar-se o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.

Pretende-se, deste modo, alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e governantes para a necessidade de uma educação para a paz.

                                    

As psicólogas Adriana Batista e Ana Marques promoveram uma ação de sensibilização, na Biblioteca Escolar, com várias dinâmicas de grupo, tendo em vista a promoção de valores como o respeito, a tolerância, a cooperação e a não violência.


No âmbito do Clube de Leitura com Voz, as professoras Laura Barros e Graça Rocha dinamizaram um debate sobre o bullying com a turma do 8.º D. O aluno Tomás Raposeiro , do 8.º A deu início à atividade lendo algumas passagens da obra Cartas de Beatriz,  de Maria Teresa Maia Gonzalez.



No campo de jogos, um trabalho de cooperação e colaboração entre a Biblioteca Escolar, o Grupo de Música, o Grupo de Educação Física e o ATL (Atividades de Tempos Livres), alunos, professores e assistentes operacionais formaram um símbolo humano da paz ao som das musicas We are the world e Imagine.





Sem comentários:

Enviar um comentário