domingo, 13 de fevereiro de 2022

Aristides Sousa Mendes, um herói que desafiou o regime

Para recordar os milhões de judeus (mulheres, homens e crianças), bem como todas as outras vítimas assassinadas pelo regime nazi, e prestando homenagem aos atos heroicos de Sousa Mendes, o departamento de Ciências Sociais e Humanas, em articulação interdisciplinar com Cidadania e Desenvolvimento e a Biblioteca Escolar, promoveu, no dia 11 de fevereiro, uma atividade direcionada às turmas do 9.º ano, denominada “Aristides de Sousa Mendes, um herói que desafiou o regime”.

Contamos com a honrosa presença de Silvério Sousa Mendes, bisneto de Sousa Mendes e presidente da Fundação Sousa Mendes. Esta Fundação foi constituída no ano 2000 com os objetivos de divulgar o Ato de Consciência de Aristides de Sousa Mendes e de desenvolver e executar o projeto de recuperação da casa de família de Sousa Mendes, a Casa do Passal, em Cabanas de Viriato.

Silvério de Sousa Mendes que guiou-nos numa viagem intimista à vida e à decisão de Sousa Mendes. Abordou a pessoa de Sousa Mendes, a vida familiar e diplomática, a origem do conflito com o regime e o impacto da sua corajosa decisão. Um homem, “Justo entre as Nações”, que preferiu ser fiel a Deus e à Humanidade do que a Salazar, a quem disse Não! Nas palavras de Silvério Sousa Mendes, o “avô Mendes”, não se limitou a salvar judeus – ele salvou VIDAS.

Em tempos de pandemia, esta palestra decorreu na Biblioteca e online para todos os interessados da comunidade escolar do AEZUFF.








Sem comentários:

Enviar um comentário