quarta-feira, 22 de março de 2023

Dia Internacional da Língua Materna


Os alunos de Português Língua Não Materna da Escola Básica João de Barros, em parceria com a Biblioteca Escolar (BE) e o Clube de Interculturalidade, celebraram o Dia Internacional da Língua Materna no dia 27 de fevereiro, devido à pausa do Carnaval dos discentes.

Os alunos de várias nacionalidades (Angola, Brasil, Cazaquistão, Chile, China, Estados Unidos da América, Filipinas, Guiné- Bissau, Inglaterra, Irão, Iraque, Nepal, Suíça, Ucrânia e Venezuela) envolveram-se num conjunto de atividades, tais como a realização de uma exposição na BE de pequenas biobibliografias com a fotografia de escritores de algumas destas nacionalidades, marcadores de livros com frases e livros em diversas línguas e objetos típicos destes países, além de outros trabalhos como bandeiras, mapas, receitas, pesquisas musicais e uma roda dos alimentos em várias línguas. Tiveram também oportunidade de partilhar, num mural Padlet, as tiras de Banda Desenhada que elaboraram a partir da leitura de um texto.

No período da manhã, estes alunos convidaram a turma do 5.º 2, acompanhada pela docente de Português, para ouvirem um colega da Ucrânia e outro do Cazaquistão ler, em português, o conto tradicional ucraniano intitulado "A Luva", antecedido do respetivo filme de animação e duas alunas da Guiné-Bissau lerem um conto tradicional em crioulo.

As celebrações culminaram, com muito agrado, num lanche partilhado, onde foi possível aos envolvidos degustar iguarias típicas de vários países, incluindo Portugal.








Sem comentários:

Enviar um comentário