segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

14 de Fevereiro

Foi em 14 de Fevereiro que morreu o bispo Valentim, hoje conhecido por São Valentim. Lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que tinha proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros combatiam melhor. Não só continuou a celebrar casamentos como também ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. Foi descoberto, preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam-lhe flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Durante o tempo que passou na prisão, apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu-lhe uma mensagem de adeus na qual assinou como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.


O dia é hoje muito associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas.

Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados por ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário