João Baptista da Silva Leitão de Almeida nasceu na cidade portuguesa do Porto, no dia 4 de Fevereiro de 1799. O nome Garrett foi tirado de um remoto ramo aristocrático da família e incorporado a seu nome na juventude. Cursou Direito na Universidade de Coimbra, onde tornou-se um entusiasta das ideias liberais - a revolução de 1820 (ocorrida na Espanha) foi para ele uma esperança de concretização desses ideais. Infelizmente, quando a Constituição de 1822 foi abolida por um golpe de estado, suas expectativas foram frustradas e ele se viu obrigado ao exílio na Inglaterra.
Naquele país, pôde ter um contato mais intenso com escritores britânicos e com o movimento romântico. Posteriormente, trabalhou como correspondente comercial na França, e lá publicou, em 1825, a obra Camões, considerado o marco inicial do Romantismo português, e em 1926 publicou D. Branca.
De vida sentimental atribulada, o escritor, em 1844, conheceu a grande paixão de sua vida, Maria Rosa de Montúfar Barreiros,a Viscondessa da Luz, moça casada a quem dedicou os versos Folhas Caídas, publicado em 1853. Um ano depois, no dia 9 de Dezembro, faleceu na cidade do Porto, vítima de cancro. Almeida Garrett foi poeta, prosador e dramaturgo. Além de escritor, exerceu cargos diplomáticos e atividade jornalística.
In, http://belleliteratura.blogspot.com/2010/12/o-fundador-do-romantismo-portugues.html
Sem comentários:
Enviar um comentário